domingo, 13 de março de 2016

Redação: Temas do vestibular da UVA, como argumentar?

Um dos maiores medos do "pré-vestibulando" é a redação. Essa que é um "bicho que sete cabeças" para muitos estudantes, é utilizada para analisar competências a um universitário, pois através dela, se mede o conhecimento do candidato sobre português, atualidades e sua capacidade de argumentação. Lembre-se, o verdadeiro universitário PENSA, OPINA e PARTICIPA dos principais acontecimentos do país, daí a importância de saber produzir uma boa redação. Bem, mas voltando ao assunto, a Universidade Vale do Acaraú é bastante rígida em relação a correção das redações, seus temas são considerados difíceis, pois, não raramente a instituição utiliza como tema citações filosóficas, além é claro das propostas serem ligadas ao atual cenário do país. 

Listei abaixo os temas das últimas redações da UVA:
2016.1: Fortaleza considerada a capital mais violenta do Brasil em contrate com a fama do cearense, de um povo hospitaleiro, simpático e brincalhão;
2015.2: O Brasil arrecada impostos como a Dinamarca, mas presta um serviço público como o de países africanos;
2015.1: Alguns estados do Brasil preferiram o PT, as regiões mais pobres, enquanto que outros, as regiões mais ricas, preferiram o PSDB, por que isso aconteceu?
2014.2: Diante de um mundo cada vez mais cético e pragmático, em sua opinião, ainda precisamos de exemplos de santos:
2014.1: "Bolsa-bandido", pagamento de auxílio-reclusão pelo governo, uma questão polêmica.

Como se pode perceber, a UVA utiliza-se de temas atuais e bastante polêmicos e com um nível relativamente difícil, mas não impossível. Vale lembrar que atualidade não é apenas aquilo que passa todo dia no Jornal Nacional, existem outras discussões relevantes, ou seja, entenda que todo fato que gerou um debate, ainda que de média proporção nos últimos meses, pode ser considerado como atualidade. Recomendo a leitura de sites como: Carta Capital, Globo.com, Forbes Brasil e uma infinidade de locais na internet, na minha época de pré-vestibulando sempre abria o Google News para se manter bem informado.

Importante lembrar que para argumentar bem, você deve ver sempre os "dois lados da moeda", então busque opiniões diversificadas sobre os assuntos, na hora da redação, seja firme em sua argumentação, mas cuidado para não ferir opiniões alheias, isso faz com que o candidato perca pontos, tome cuidado ao escrever sobre temas polêmicos como religião, economia e política, se possível relacionar fatos históricos ou dados estatísticos sobre o tema, mas nunca escrever algo que você não tem certeza.

Em breve mais dicas!

27 comentários:

  1. Obrigado.
    Sempre olho seu site.
    Fiz o vestibular 2016.1, mas não obtive sucesso! Vou estudar e me dedicar agora pra ver se dá certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Angela! Vai dar certo! Continue acompanhando as dicas e não desista, em junho/julho terá outro vestibular na UVA!

      Excluir
    2. olá Messias, mande seu e-mail para que eu possa tirar algumas dúvidas com você. Ou então chame no meu e-mail: 1417pedro.ph.henrique@gmail.com

      Excluir
    3. você pode tirar aqui no blog, dessa forma ajudamos uns aos outros.

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog, está sendo de muita ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Aristeu! Continue acompanhando e mande suas dicas e dúvidas!

      Excluir
  3. Messias, me dê uma dica de como posso estudar o conteúdo programático em casa, onde buscar? Quero tentar este vestibular, mas faz muito tempo que parei de estudar. Me ajude, já imprimi os resumos dos livros, mas não sei por onde começar o conteúdo programático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja no edital que acabou de ser lançado, depois você pode pesquisar em sites como "Passei Direto", "Vestibulando", "Brasil Escola", entre outros.

      Excluir
  4. Queria saber se você sabe quantas questões deve acertar para entrar em Zootecnia?!

    ResponderExcluir
  5. Queria saber se você sabe quantas questões tem que acertar para entrar em Zootecnia?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais ou menos 2300/2400 pontos. Cada questão vale 50 pontos e a redação vale até mil pontos.

      Excluir
  6. Qual foi a Redação do ultimo vestibular ? no caso 2016.2 ? obg !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi sobre liberdade de expressão na internet, isso claro, utilizando uma citação. Veja: http://www.fariasbrito.com.br/sistemas/comentario/vest/index.php?vid=66

      Excluir
  7. Messias eu queria saber quantos pontos preciso pra conseguir uma vaga em Geografia ?? E qual tema voce acha que vai cair nesse vesstibular 2017.1 ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, geralmente varia entre 2200/2300 pontos. O tema de vestibular da UVA geralmente é uma citação de alguma personalidade sobre algum tema atual e/ou polêmico> Por exemplo em 2012.2 o tema foi uma citação de Millôr Fernandes: "Acabar com a corrupção é dever de quem ainda não está no poder", na época eu interpretei sobre a questão da corrupção no Brasil e a hipocrisia de quem a critica, mas faz a mesma coisa, fiz 650 pontos nesse vestibular. Sugiro que você leia bastante notícias, no meu tempo eu abria todo dia o Google News.

      Excluir
    2. Messias voce acha que o curso de Geografia e pouco concorrido ??

      Excluir
    3. a concorrencia dos cursos está aqui no blog em outra postagem

      Excluir
  8. Quantos pontos é necessário para cursar direito?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Messias, naõ consegui responder essa de jeito nenhum:

    No contexto da matemática recreativa, utilizando diversos materiais didáticos para motivar seus alunos, uma professora organizou um jogo com um tipo de baralho modificado. No início do jogo, vira-se uma carta do baralho na mesa e cada jogador recebe em mãos nove cartas. Deseja-se formar pares de cartas, sendo a primeira carta a da mesa e a segunda, uma carta na mão do jogador, que tenha um valor equivalente àquele descrito na carta da mesa. O objetivo do jogo é verificar qual jogador consegue o maior número de pares. Iniciado o jogo, a carta virada na mesa e as cartas da mão de um jogador são como no esquema:

    ResponderExcluir
  11. Olá Messias, seu Blog é muito bom ajuda muitos vestibulandos principalmente com seus comentários e dicas referente a Redação da UVA, porém fica a desejar na parte em que você dá dicas de como fazer mais não dá um exemplo de redação da UVA, pois no ENEM temos as redações nota 1.000 e referente a uva não temos nenhuma redação modelo, se você puder colocar modelos de redações que teriam uma pontuação boa, ajudaria muito !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, confesso que diferentemente do ENEM eu desconheço uma redação nota mil na uva, se tiver, com certeza a mesma não foi divulgada.

      Excluir

Os comentários abaixo não refletem as opiniões do blog.