domingo, 31 de março de 2013

Como fazer uma boa redação (Padrões UVA)


Uma das maiores dificuldade para alguns é a "temida redação", sendo a ultima etapa da correção da prova do vestibular, a redação é DECISIVA, pois de nada adianta bombar nas Gerais e na Específica, e tirar uma nota baixíssima na redação. Infelizmente o ensino médio publico não prepara tanto o aluno para as redações do padrão das universidades estaduais, como a UVA, geralmente, as escolas visam mais o ENEM, mas não se engane, A forma de correção da UVA é muito mais rígida do que a do ENEM, pois se você escrever uma "receita de miojo" no vestibular, com certeza você não irá tirar 560 pontos (kkkk). Além das dicas que o professor da escola deve ter passado, vou ensinar mais cinco que pode ajuda-los a uma boa redação na UVA:
1) Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos, o ideal é a apresentar o tema proposto uma introdução de quatro a seis linhas, um desenvolvimentos de dois ou três parágrafos (10/12 ou 15 linhas), e uma conclusão de quatro a seis linhas, e NUNCA copie o tema na redação para ganhar "linhas", tenha argumentos fortes, mas tome cuidado para não se contradizer;
2) Na dissertação, JAMAIS use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos, além de estar se incluindo, também evite o uso da conjugação do pronome "nós", substitua por uma forma de não inclusão, por exemplo: Ao invés de "Sabemos", use "Sabe-se"; "Falamos", use "Fala-se", pois dessa forma você não estará se incluindo, e ainda deixará sua redação com um tom mais agradável de ser lida;
3) Uma redação “brilhante” mas que fuja totalmente ao tema proposto será anulada, por isso tenha muita ATENÇÃO ao ler o tema proposto, diferente do ENEM, a UVA usa muitos temas filosóficos, o que deixa a ainda mais fácil uma eventual fuga do tema, por isso é bom de vez em quando ler um bom livro de filosofia;
4) É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta, se caso você tiver certeza de um fato histórico, ou dados estatísticos que se encaixe ao tema proposto, você pode encaixa-lo na sua redação, que a deixará mais rica em detalhes, e consequentemente uma pontuação melhor, por isso é importante ter acesso a jornais, revistas e sites de informação.
5) A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais, a estética conta muito em uma redação, evite borrões.

Confira outras dicas para redações da UVA nos links:
Mais dicas para a redação da UVA 
Temas de redação da UVA

17 comentários:

  1. Gostei muito desse" bizu".. teria possibilade de alguem corrigir minha redação...

    ResponderExcluir
  2. Na redacao da uva só cai dissertativo argumentativo ou cai outros generos?e a redacao precisa de solucao como a do enem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente dissertativo argumentativo, nunca soube que tivesse caído outro tipo textual na redação; É interessante que se apresente uma solução na parte final do texto sim, e se essa tiver argumentos fortes, garantirá uma maior pontuação.

      Excluir
  3. Boa noite , eu gostaria de saber se agente que vai prestar vestibular da uva ,pode fazer a redação modelo Enem?(dissertativa argumentativa )

    ResponderExcluir
  4. Oi, você poderia fazer majs textos atuais. Você ajuda muitas pessoas, assim como eu que nao tenho como pagar cursinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado Vitória! No momento quase não posto porque estou sem tempo, muito trabalho e ainda fazendo o meu TCC, mas pretendo atualizar o blog sim! ;)

      Excluir
  5. OLÁ MESSIAS, TUDO BEM?!!!
    GOSTARIA DE SABER COMO FUNCIONA O PROCESSO DE PONTUAÇÃO??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 50 pontos cada questão. Redação vai de 0 a 1000, corrigida de acordo com a norma culta da língua, coesão textual, coerência de ideias, etc.

      Excluir
  6. Que livros filosóficos você indicaria para que eu pudesse estudar-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huuum.... não há livros específicos em si, a uva costuma cobrar temas sociopolíticos, eu particularmente indicaria "O Príncipe" de Nicolau Maquiavel (livro ótimo), na minha época caiu uma questão sobre.

      Excluir
  7. Vai ser a primeira vez que vou participar da prova da uva, estou me preparando quero lhe agradecer pelos bizus, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  8. Olá! na conclusão precisamos colocar, os agentes, que faram a solução? exemplo: Ministério da Saúde!

    ResponderExcluir
  9. Como faço a conclusão,pode ser estilo Enem

    ResponderExcluir
  10. E a respeito de alusões, eu poderia falar de um filme, série ou novela na introdução?

    ResponderExcluir

Os comentários abaixo não refletem as opiniões do blog.